dia de campo

a
Esqueceu a senha?
Quero me cadastrar
     29/04/2024            
 
 
    
 
O queijo Minas artesanal é provavelmente o mais antigo e tradicional queijo brasileiro. Sua fabricação iniciou-se no século XIX (FURTADO & LOURENÇO NETO, 1994). A produção de queijos artesanais em Minas Gerais representa um fator social de grande importância para o Estado. As cinco microrregiões já demarcadas (Serra da Canastra, Serro, Cerrado, Araxá e Campos das Vertentes) possuem 9.445 produtores familiares ocupando uma área de 63.690 km2, com uma produção anual estimada em 29.005 toneladas, gerando 26.792 empregos diretos (EMATER, 2011).
 
O queijo Minas artesanal é determinado pelo Estado de Minas Gerais por meio do Regulamento Técnico da Lei Estadual nº 14.185. Regulamentada pelo Decreto nº 42.645 de 5/6/2002, ela cita em seu artigo terceiro que “o queijo artesanal deve ser produzido na propriedade de origem do leite, a partir do leite cru, hígido, integral e recém-ordenhado, utilizando-se na sua coagulação somente a quimosina de bezerro pura e no ato da prensagem somente o processo manual, e que o produto final apresente consistência firme, cor e sabor próprios, massa uniforme, isenta de corantes e conservantes, com ou sem olhaduras mecânicas, conforme a tradição histórica e cultural da região do Estado onde for produzido”.
 
As queijarias artesanais são estabelecimentos situados em propriedade rural, destinados exclusivamente à produção do queijo Minas artesanal a partir do leite cru obtido de um rebanho sadio, e que, no momento de sua utilização artesanal, atenda a padrões microbiológicos e físico-químicos específicos, bem como critérios de sanidade do rebanho. As queijarias artesanais só poderão funcionar para a manipulação de leite da própria fazenda (MINAS GERAIS, 2002).
 
São vários os problemas que ainda persistem na produção do queijo artesanal. Um deles é verificado durante a maturação, que gera produtos sem padronização, com perda na qualidade. Isso ocorre devido à maturação dos queijos sem embalagens e à temperatura ambiente, o que leva a uma redução de peso considerável devido à perda de umidade e maior crescimento de mofos na casca, que normalmente é raspada para melhoria de sua apresentação ao ser comercializada, o que traduz em alterações na casca e custos com mão de obra para “toalete” e viragens constantes dos queijos durante a maturação. 
 
Assim, a utilização de uma resina (dispersão de copolímeros livre de plastificantes e autorizada pelo MAPA e ANVISA) aplicada à casca dos queijos artesanais visando à proteção da mesma durante a maturação seria uma alternativa para melhorar o aspecto global do produto, reduzir custos e torná-lo mais atrativo ao consumidor. 
 
Durante a execução de um projeto de pesquisa na Serra da Canastra pela EPAMIG/ILCT, foi sugerida a aplicação da resina em peças de queijo artesanal, uma vez que as mesmas, por não terem embalagens como nos queijos industriais, são mais fáceis de desidratarem na casca. Assim, após a maturação, onde acontece perda de umidade no queijo, os mesmos tornam-se menos atrativos ao consumidor. Temos que lembrar que como é exigência da Legislação, os queijos artesanais devem ser maturados para atingirem suas características de sabor, textura, consistência e ainda tornarem-se mais seguros sob o aspecto microbiológico. 
 
Por meio da avaliação do aspecto global dos queijos submetidos à aplicação de resina de diferentes formas (uso das mãos; emprego de pincel; emprego de rolinho de espuma; emprego de pano), feita por equipe treinada quanto aos atributos característicos e peculiares do queijo artesanal Canastra, definiu-se a uso da mão como a forma mais viável e eficiente. O uso da mão na aplicação permitiu maior homogeneidade no espalhamento da resina na casca e menor desperdício da mesma.
 
Quanto à quantidade de resina aplicada nos queijos, foi definido o melhor aspecto global pela equipe treinada e a forma mais viável, aquela cuja aplicação de 5 g resina pura/unidade de queijo.
Os resultados do projeto mostraram que a resina não prejudica as características próprias do queijo, como seu sabor e consistência, ajudando a melhorar a sua aparência, deixando-o mais uniforme, principalmente pelo fato de diminuir a perda de água (teor de umidade), o que torna a casca mais macia, além de protegê-la quanto ao desenvolvimento de mofos indesejáveis.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
 
Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais / EMATER-MG. Mapa do Queijo Minas Artesanal. Disponível em: <http://www.emater.mg.gov.br/portal.cgi?flagweb=site_pgn_downloads_vert&grupo=135&menu=59>. Acesso em 14 nov. 2011.
 
FURTADO, M. M.; LOURENÇO NETO, J. P. de. M. Tecnologia de queijos – Manual técnico para a produção industrial de queijos. 1. ed. São Paulo-SP: Editora Dipemar Ltda., 1994.
 
MINAS GERAIS. Assembléia Legislativa do Estado de Minas Gerais. Decreto no 42.645, de 5 de junho de 2002. Regulamento da Lei no 14.185 de 31 de janeiro de 2002, que dispõe sobre o processo de produção de queijo Minas Artesanal. Diário do Executivo, 6 junho 2002. 
 
Aviso Legal
Para fins comerciais e/ou profissionais, em sendo citados os devidos créditos de autoria do material e do Jornal Dia de Campo como fonte original, com remissão para o site do veículo: www.diadecampo.com.br, não há objeção à reprodução total ou parcial de nossos conteúdos em qualquer tipo de mídia. A não observância integral desses critérios, todavia, implica na violação de direitos autorais, conforme Lei Nº 9610, de 19 de fevereiro de 1998, incorrendo em danos morais aos autores.
Ainda não existem comentários para esta matéria.
Para comentar
esta matéria
clique aqui
sem comentários

Qualidade do Leite - Artigos já Publicados

Fatores impactantes na qualidade do leite de tanques comunitários
01/04/2015

Diagnóstico ambiental da produção de queijo minas artesanal na região da Serra da Canastra (MG)
12/11/2013

Manejo correto da ordenha para uma melhor qualidade do leite
11/04/2013

Coagulabilidade do leite para fabricação de queijos
07/03/2012

A importância da pasteurização do leite para a saúde pública
11/11/2011

Aplicação de novas tecnologias na fabricação de queijo Minas artesanal
08/08/2011

Uso de CO2 na fabricação de queijos
25/05/2011

Produção de soro de leite em pó
04/04/2011

Viabilidade tecnológica do uso de ácido lático na elaboração de queijo de coalho
23/02/2011

Uso de extensores em fabricações de queijo Minas Frescal: alternativa com viabilidade tecnológica
12/01/2011

Conteúdos Relacionados à: Informação e tecnologia
Palavras-chave

 
11/03/2019
Expodireto Cotrijal 2019
Não-Me-Toque - RS
08/04/2019
Tecnoshow Comigo 2019
Rio Verde - GO
09/04/2019
Simpósio Nacional da Agricultura Digital
Piracicaba - SP
29/04/2019
Agrishow 2019
Ribeirão Preto - SP
14/05/2019
AgroBrasília - Feira Internacional dos Cerrados
Brasília - DF
15/05/2019
Expocafé 2019
Três Pontas - MG
16/07/2019
Minas Láctea 2019
Juiz de Fora


 
 
Palavra-chave
Busca Avançada